Prefeitura Municipal realiza excursão técnica de Produtores Rurais para participar do II Dia Especial de Piscicultura de Araputanga-MT

Por Rony Marcos

No último dia 20 de Maio de 2023, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) participou junto com produtores rurais do município, do II Dia Especial de Piscicultura realizado no município Araputanga-MT.
O Dia Especial ocorreu no Sítio Dois Irmãos, Comunidade Raizama, na propriedade do Senhor Flávio Ferreira Dias, entre 08:00 às 12:00 horas, e envolveu piscicultores, produtores rurais, estudantes, extensionistas rurais, empresas privadas e gestores públicos, associações e cooperativas da região.
O evento foi organizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Prefeitura Municipal de Araputanga, SICREDI, COOPNOROESTE, Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, SICREDI e ARK Consultoria e Planejamento.
O município de São José dos Quatro Marcos, foi representado pelo Vagner Meira, e dezenas de agricultores de diferentes comunidades e assentamentos rurais do município. Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio, “o objetivo do Dia Especial foi disponibilizar conhecimentos sobre legislação e tecnologias de cultivo e manejo em Piscicultura em propriedades rurais da Agricultura Familiar”.
A programação contou com palestras técnicas ministradas por extensionistas da EMPAER e SICREDI. Os temas das palestras foram: Licença Ambiental para Piscicultura (Arli Leonel do Nascimento/EMPAER); Maneiras de agregar valor na produção do pescado (José Ricardo Santana Brito/EMPAER); A importância de manter a qualidade da água (Patrícia Luciane de Campo/EMPAER); Pronaf e linhas de crédito da cadeia produtiva (José Anselmo da Costa Prado/EMPAER e Leandro Batista da Silva, Gerente de Negócios Agro do SICREDI Biomas).
De acordo com Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, “a Prefeitura Municipal tem fomentado a Piscicultura na Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos, como alternativa de geração de emprego e renda e melhoria da segurança alimentar”. Em 2021, a Prefeitura Municipal lançou o Programa Mais Peixe, visando fortalecer a piscicultura na Agricultura Familiar.